Cête - Paredes.


Situada em terras férteis, a freguesia de Cête, concelho de Paredes, tem vindo mostrar grande desenvolvimento a nível industrial. Do seu património cultural edificado destacam-se a Capela da Senhora do Vale, a Casa do Zé do Telhado, e o Mosteiro de Cête, o ex-libris da freguesia. Aliás, a criação da povoação, inicialmente designada de Lardosa, encontra-se profundamente ligada à história do próprio Mosteiro, fundado em 844 por dois mouros convertidos à fé cristã. Arrasado pelos árabes da guarnição de Vandoma, foi posteriormente reconstruído, sendo considerado Monumento Nacional, desde 1910.

PAREDES
Integrada na região do Vale do Sousa, Paredes preserva a sua atmosfera rural, a dois passos da cidade do Porto. Inserido nas Rotas dos Móveis, do Vinho Verde e do Românico, todo o concelho exibe um património natural admirável, marcado pela beleza paisagística da região. Ao longo do Rio Sousa encontram-se as Pias Bucólicas, onde ainda podem ser apreciados moinhos em funcionamento, além de agrestes margens escarpadas, e troços mais suaves convidativos à prática de canoagem e de desportos radicais. Especialmente impressionante é o açude natural de 50 m de altura, conhecido como Salto do Sousa.

No que toca ao espólio arquitectónico é de destacar o Mosteiro de Cête, Monumento Nacional tipicamente românico, a também românica Capela de N. Sra. Do Vale, o Castro da Serra do Muro de Vandoma, com vestígios arqueológicos que remontam à proto-história e se estendem à Idade Média, assim como alguns solares e casas antigas.

A Rota dos Móveis é a imagem de marca deste concelho, que produz 65% do mobiliário fabricado no país. Consiste num itinerário que dá a conhecer as potencialidades da indústria e o património de Paredes. Ao nível da Rota dos Vinhos são quatro as adegas associadas, onde se pode provar o néctar regional: a Fonte Sacra, a Trejadoura, a Quinta Dalém - Bitarães e a Adega Cooperativa de Paredes, C.R.L. Na gastronomia, rica e variada, destaca-se o cabrito à moda de Paredes com arroz de forno e, como sobremesa, a sopa seca. Iguarias, ainda hoje, confeccionadas de acordo a tradição.

No domínio cultural, Paredes acolhe um dos eventos mais significativos da região: o Encontrartes - Encontro de Artistas do Vale do Sousa. Funciona como um ponto de encontro fundamental entre a literatura, a poesia, a música, o teatro, o artesanato e o folclore mais genuínos dos seis concelhos do Vale do Sousa e tem despertado, cada vez mais, o interesse tanto da população como de centenas de curiosos de todo o país.

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

 
©2009 BOTABAIXO | by TNB