Boxe: A arte de ataque e defesa pelo uso dos punhos.

O termo pugilismo tornou-se modernamente sinónimo de boxe, embora derive do latim pugil "lutador, com cestus". O "cestus" latino era o conjunto de correias de couro e placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos. O boxe é um desporto muito antigo, era conhecido em creta 1.500 anos a.c. e largamente praticado na grécia e roma antigas. Passou a figurar no programa olímpico a partir da 23ª olimpíada (688 a.c.).
John L. Sullivan "Pai" do Boxe sem luvas.

O boxe moderno teve início na Inglaterra na ultima metade do Sec. XVII. O primeiro campeão nacional inglês foi James Figg, em 1719. Por esse tempo as lutas eram disputadas sem luvas e permitia-se a aplicação de golpes e chaves de luta-livre para derrubar o adversário. Não havia limitação de tempo para os combates, que só terminavam com a desistência de um dos contendores. Era comum um lutador atacar o adversário caído. O primeiro lutador a contribuir para a sistematização esportiva do boxe foi Jack Broughton (1704-1789), que se tornou campeão da inglaterra entre 1734 e 1740. Desdenhou ele as técnicas rudes de seus predecedores. Deu maior ênfase ao jogo de punhos e de pernas .

As regras que formulou regeram o boxe até 1838, quando foram substituídas pelo código de Londres. Outro grande lutador do fim do Sec. XVII foi John Jackson, conhecido como "Gentleman Jackson". Conquistou o titulo inglês ao derrotar Daniel Mendoza e foi o primeiro lutador a usar tecnicamente o jogo de pernas e de corpo. "Gentleman Jackson" fundou uma academia de boxe em Londres, introduziu no desporto o uso de luvas acolchoadas e atraiu para sua escola nobres rapazes da élite social inglesa. Byron refere-se a ele no "Poeme Hints from Horace". As regras de 1867, que, com ligeiras modificações, regem o desporto até hoje , foram formuladas por John Graham Chambers , do clube atlético amador, e procuram valorizar a arte e destrezas dos lutadores.

Receberam essas regras o nome do Marques de Queensberry, vinculando-lhes um grande nome da aristocracia inglesa, patrocinador do boxe. Em 1872 realizaram-se torneios em que, pela primeira vez, os lutadores foram classificados pelo peso, em diversas categorias. O ultimo combate a punho descoberto, em disputa de titulo mundial, travou-se entre os americanos John L. Sullivan e Jake Kilrain, a 8 de julho de 1889. Durou 75 rounds, 2h,16m e 23s., saindo vencedor Sullivan. Em 1891 apareceu o ringue elevado, com isolamento de cordas dispostas em três alturas diferentes. No começo do Sec. XX, o dentista inglês Jack Marks inventou o protetor de dentes, hoje universalmente adoptado. Para o controle de boxe na Grã-Bretanha, foi fundada em 1884 a associação britânica do boxe amador. Com a mesma finalidade criou-se nos EUA, em 1888, a União Atlética dos Amadores. Em 1904, foi o boxe incluído entre os desportos olímpicos, realizando-se os primeiros em sete categorias, nos jogos de St. Louis. Nas olimpíadas contemporâneas há disputa em dez categorias.

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

 
©2009 BOTABAIXO | by TNB