Nome Vulgar: Eucalipto
Nome cientifíco: Eucaluptus Globulus
Taxonomia: Pertence à ordem das Mirtáceas, género Eucalyptus, subfamília das leptospérmeas, sendo a espécie Eucalyptus Globulus a mais comum e economicamente importante em Portugal. Existem em todo o mundo cerca de 600 espécies diferentes de eucalipto.
Origem: Originário da Austrália e Tasmânia. Foi introduzido em portugal em meados do séc. XIX. Existem igualmente em Espanha e em França.
Descrição: A árvore de eucalipto é uma das mais altas de todo o mundo. Esta espécie de grande porte e de crescimento muito rápido, pode atingir os 100 m de altura e mais de 6 m de diâmetro do tronco. Este, é alto e recto, a casca é lisa, cinzenta ou castanha.O nome vem do Grego Eucalyptus que significa "bem coberto", uma vez que são revestidos por uma membrana semelhante a uma taça que é descartada quando as brotam. As folhas juvenis são sésseis, do forma ovada, de cor de glauca e com inserção, no ramo, oposta. AS folhas adultas são alternadas, longas e lancioladas, tenod um pecíolo comprido e cor verde brilhante. As flores são grandes, sésseis e de cor branca. Os frutos são cápsulas lenhosas.
Distribuição Geográfica: Em Portugal, prefere regiões litorais e de baixa altitude, inferior a 700 m, constituindo actualmente vastas matas nos sítios de terrenos mais húmidos.
Utilizações: Muitas espécies deste género têm grande importância económica quer na produção de madeira, com diversos usos, entre eles o fabrico da pasta de papel quer para extracção de óleos essenciais das folhas. As folhas de Eucalyptus Globulus possuem um óleo essencial denominado cineol ou eucaliptol que tem propriedades balsâmicas e antissépticas. É empregue, na forma de infusão ou de rebuçados, contra bronquites e catarros. Alternativamente, é possível ferver um conjunto de folhas em água, e inalar os vapores, com uma toalha na cabeça. É ainda um excelente repelente de insectos.
Curiosidade: Não se pode esquecer a grande influência, geralmente desfavorável, que as matas de eucalipto exercem sobre a vegetação natural e o solo das zonas onde foram instaladas.
Trabalho feito pelos meninos do 4º ano de Avis
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.